domingo, 22 de abril de 2012

Apresentação de Cooperativas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS CACOAL

  

C VALE – COOPERATICA AGROINDUSTRIAL




Trabalho de Associativismo e Cooperativismo – C. vale – Cooperativa Agroindustrial, apresentado ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Avançado de Cacoal, como parte das exigências da Disciplina Associativismo e Cooperativismo, ministrado pelo Prof.° Edmilson de Brito.
 










Abril - 2012
ÍNDICE


                                                             

Página
1 INTRODUÇÃO........................................................................................
3
2 A HISTÓRIA...........................................................................................
4
3.C.VALE- COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL.....................................
4
4. MATRIZEIRO E INCUBATÓRIO...........................................................
4

5. AVIÁRIOS DE CAMPO..........................................................................

5
6. A RASTREABILIDADE.........................................................................
5
7. MERCADO INTERNO E EXTERNO.....................................................
5
8. UNIDADE PRODUTORA DE LEITÕES...............................................
6
9. BOVINOCULTURA DE LEITE.............................................................
6
10. CONCLUSÃO....................................................................................
7
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................
8



Introdução



A C.Vale atua no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Possui 104 unidades de negócios, mais de 12.800 associados e 5.600 funcionários. Destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango e suínos, e atua na prestação de serviços, com mais de 150 profissionais, proporcionando assistência técnica aos associados.
Financia a produção, garantindo crédito aos cooperados. A empresa comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas, assegurando preços mais competitivos aos associados.




A História



Com a falta de locais para armazenar a produção, as dificuldades para o escoamento da safra e a ausência crédito e assistência técnica levaram um grupo de 24 agricultores a fundar, em 7 de novembro de 1963, a Cooperativa Agrícola Mista de Palotina Ltda. (Campal). Em 1969 aconteceu o início efetivo das atividades da cooperativa com o recebimento de trigo em armazém de um moinho de Palotina. Em 1970 teve início a construção do primeiro armazém da cooperativa, que ficou pronto no início do ano seguinte.

No início dos anos 90, a antiga Campal, agora Coopervale, montou um Plano de Modernização ouvindo milhares de associados, trabalho coordenado por Alfredo Lang, que viria a assumir a presidência da cooperativa em 1995. Este projeto, de agregar valor aos produtos primários, deu aos associados a oportunidade de produzir frango em grande escala.

Em 21 de novembro de 2003,  a referida empresa mudou a razão social. de Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda. (Coopervale), passou a chamar-se C.Vale – Cooperativa Agroindustrial. Em janeiro de 2004, a C.Vale iniciou a duplicação do abatedouro de frangos e a construção da indústria de termoprocessados de aves, obras que foram inauguradas no dia 8 de abril de 2005. A capacidade de produção passou de 150 mil para 500 mil aves/dia.


C.Vale - Cooperativa Agroindustrial 



No segmento industrial, a C.Vale produz amido modificado de mandioca e rações. Neste mesmo segmento, a cooperativa mantém um complexo avícola com capacidade de abate de 500 mil frangos/dia.

Podemos observar nos dados abaixo o desempenho do ano de 2011:
·      Produção total recebida: 2,53 milhões de toneladas,
·      Número de associados: 12.858
·      Número de funcionários: 5.631 funcionários
·      Faturamento: R$ 2,78 bilhões
·      Impostos e contribuições: R$ 137 milhões


Matrizeiro e Incubatório



As aves são geradas por ovos produzidos em granjas compostas por galpões climatizados de recria e produção localizados dentro de uma área de reflorestamento de mil e quatrocentos hectares. O acesso é rigorosamente controlado, garantindo o alto nível de sanidade.

O incubatório C.Vale utiliza equipamentos automatizados para a produção de pintinhos. Os ovos são chocados em câmaras com controle informatizado de temperatura e umidade. Depois de passar por procedimentos sanitários, os pintinhos são distribuídos aos produtores que fazem parte do sistema de integração da cooperativa.


Aviários de Campo



Os frangos são criados em centenas de aviários de campo climatizados. Nas granjas, a temperatura e o fornecimento de alimentação e água são gerenciados por equipamentos informatizados. Com isso, as aves podem crescer livres de stress ou outras perturbações externas. A ração, elaborada com matérias-primas selecionadas, contribui para a produção de uma carne mais saborosa.


A Rastreabilidade



A cooperativa em análise tem o domínio de toda a cadeia produtiva, desde a produção de semente ao produto que chega a mesa do consumidor. Todos os procedimentos são monitorados e controlados pelo sistema de rastreabilidade, permitindo acesso às informações de qualquer lote de produto proveniente da indústria.

Toda essa linha de produção tem a garantia dos seguintes certificados:

·        ISO 9001, conjunto de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação, cuja função é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

·       HACCP, sigla inglesa para Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), sistema de gestão de segurança alimentar. Baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, avaliando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controla-los, através de pontos críticos de controle (PCC).



Mercado interno e externo



A C.Vale industrializa mais de 150 tipos de cortes de frango, que são exportados para mais de 70 países e a maioria dos estados brasileiros. Através de registros informatizados, o cliente pode obter dados sobre qualquer lote de produto, informando-se desde a produção da matéria-prima como soja, milho e ração, passando pelo manejo e industrialização.

A C.Vale assegura a excelência dos alimentos que produz. A cooperativa está autorizada a exportar para os países que fazem parte da União Europeia.


Unidade Produtora de Leitões



    A C.Vale colocou em operação, em 2003, uma Unidade Produtora de Leitões (UPL). A unidade abriga 3.470 matrizes que produzem 1.600 leitões por semana, num total de 84.000 animais/ano. Os animais são entregues aos associados, que fazem a engorda e os enviam para a industrialização. Na fase final, a UPL terá 14.200 matrizes e produzirá 1.420 leitões por dia.


Bovinocultura de Leite



A Cooperativa incentiva a produção de leite como alternativa de renda para seus associados. Desde 1983, a mesma mantém um Departamento Veterinário para orientar os pecuaristas sobre manejo e tecnologias que melhorem o desempenho da atividade.



Conclusão


Ao analisarmos o histórico e todo o empenho empregado na constituição de uma cooperativa, constatamos a importância desta organização para o benefício de uma coletividade. 

Compreendemos que, numa cooperativa, em especial a C.Vale, o poder de negociação de compra e venda, tem seus horizontes ampliados.

Neste tipo de organização, todos obtêm vantagens: o pequeno produtor, pelo apoio que recebe e o consumidor final, pela garantia em adquirir produtos de qualidade.

Muito empenho foi necessário para que a C. Vale alcançasse o alto nível que hoje dispõe. Não obstante toda a preocupação em ser o melhor para o cooperado e para o consumidor final, a referida empresa nunca deixou de se preocupar com o meio ambiente, buscando sempre as melhores formas de produção e manejo de seus produtos.

Destarte, a C. Vale destaca-se como excelência entre as cooperativas brasileiras, podendo ser considerada um ícone no ramo de cooperativismo.



Referências Bibliográficas



Cooperativa agroindustrial c.vale. www.cvale.com.br, acesso em 15/04/12

O que é ISO 9001?. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061016 105227AAvJl1k,  acesso em 15/04/12

Análise de perigos e pontos críticos de controle. http://pt.wikipedia.org/wiki/An %C3%A1lise_de_Perigos_e_Pontos_Cr%C3%ADticos_de_Controle, acesso em 15/04/12