segunda-feira, 28 de março de 2011

Aula prática de Poedeiras em Colorado



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS AVANÇADO DE CACOAL

  



AULA PRÁTICA DE POEDEIRAS NA IFRO - COLORADO

Relatório da aula prática de Avicultura – 
Frangas de corte e Poedeiras apresentado ao 
Instituto Federal de Rondônia – 
Campus Avançado de Cacoal, 
como parte das exigências da disciplina 
Produção Animal II,
 ministrada pela Prof.ª Ana Rosa.
 
 















Leandro Martins de Souza




Março - 2011


INDICE


                                                             

Página
1 INTRODUÇÃO........................................................................................
3
2 OBJETIVO..............................................................................................
4
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS................................................................
4
3. PRODUÇÃO DE POEDEIRAS...............................................................
5
4. CLASSIFICAÇÃO OVOS .......................................................................
5
5. AVICULTURA ........................................................................................
6
6. MATADOURO .......................................................................................
7
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................
8
8. ANEXOS ...............................................................................................
9



INTRODUÇÃO



            Visitamos o Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado Oeste, e vimos as instalações de como na prática é realizado a alimentação e de como são colhidos os ovos de frangas poedeiras.
            Vimos como a alimentação é desorganizada e não segue uma planilha específica de quantos kg são abastecidos cada comedouro. Há deficiência na circulação de ar e a luminosidade é inadequada.
            O trabalho realizado pelos alunos internos deixam a desejar no quesito compromisso, sendo que dali sairão futuros técnicos.





OBJETIVO



            Conhecer as técnicas de produção de poedeiras no Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste.



OBJETIVOS ESPECIFICOS



  • Identificar o tipo de linhagem de frangas e classificação de ovos;
  • Verificar se a infraestrutura está dentro da realidade.
  


POEDEIRAS



            Nesta aula prática no Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste, podemos aprender não só na teoria de sala de aula, mas como também na prática. A aula prática foi sobre poedeira da linhagem Hessex Braun, que produz ovos vermelhos, num total de 700 frangas.
            O galpão é de piso de cimento e a cama de aviário é de casca de maravalha, as frangas estão na fase de 20 a 22 semanas assim dito o Sr. Luiz que é professor do IFRO COLORADO DO OESTE, algumas estão botando, e outras não, sendo que o controle está desorganizado, não havendo um acompanhamento técnico adequado.
Os bebedouros estão na altura errada, portanto, irregular, uns mais altos do que os outros. A altura ideal é de 5 cm acima do dorso, ou seja, altura do papo, onde a ave tenha a facilidade de beber, sem precisar abaixar a cabeça e depois levantar a cabeça para engolir a água, neste mesmo galpão tem 9 bebedouros distribuídos no galpão.
Os comedouros, num total de 16 unidades, também estão distribuídos, mas estão com a altura irregular, ou seja, um mais alto do que o outro, sendo que o correto a altura é abaixo do papo.
Não há um controle de ração, nem planilha de quantidade que cada comedouro deverá ser abastecido. Os alunos que estão de plantão abastecem sem nenhum controle, apenas anotam quantos morreram.
Para o calculo de proteção é feito a debicagem das frangas, ou seja, para que elas não bicam as outras, ou selecionam o alimento. Usam o debicador e o bico é cortado 2/3 do bico. O debicador é utilizado em três fases:
·         Faz-se a debicagem no incubador, e a desvantagem é problemas produtivos;
·         Debicagem precisão de 6 a 10 semanas;
·         Fase final, pré-postura.

No galpão não há um controle sobre a cama próximo dos comedouros e bebedouros, deveriam ser revirados, pois, as patas das aves poderiam criar calos e também contrair doenças.
As cortinas para tampar da claridade e dos ventos, o sistema de levantar é de baixo para cima, ou seja, ocorrendo uma dificuldade extrema, e excesso de força. Um sistema que não é viável.



CLASSIFICAÇÃO DOS OVOS



Os ovos trincados ou rachados são descartados, possuem um classificador de ovos para classe tipo A, B, C (tamanhos), mas esta classificação não é válida, pois só separam os tamanhos nas caixas, mas a venda do produto é igual.
No segundo galpão, onde há frangas em gaiolas, num total de 500 frangas aproximadamente, há um controle de quantas frangas fizeram a postura, mas, não há controle de quais não fizeram a postura. Neste mesmo galpão estão frangas que estão na fase final de postura e outras na fase inicial.
As gaiolas são individuais, o bebedouro é do tipo niple, o comedouro é do tipo calha, e as gaiolas são de duas baterias.
O corredor é cimentado, para facilitar o transporte e o recolhimento dos ovos, o pé direito deste galpão é de 2,7m, sendo que o ideal é de pelo menos 3m de altura no mínimo e o comprimento é de 28,2m, sendo 2,4m de sala de ovos. A coleta ovos é realizada uma vez pela manhã e outra pela tarde, e são anotadas numa planilha de controle, mas também não há um controle de qual franga no dia fez a postura.
Os ovos quebrados ou trincados são feitos compostagem, também as fezes são feitos compostagem e depois utilizados nas estufas de holericulturas.
As frangas se alimentam de ração na calha são verificado todos os dias se precisam abastecer, para que não faltem alimentos para elas.
As aves mortas são descartadas em num buraco no fundo do galpão de poedeiras em gaiolas.
 O milho e´ produzido no próprio Instituto, e o concentrado é comprado e a mistura é feita também no próprio Instituto.
Para saber se a franga está em plena postura ou choca, basta calcular assim:
·         Entre um osso pélvico e outro se a distância for de 3 cm, está pronta para a postura;
·         Se for inferior a 3 cm do osso pélvico e outro, a galinha está choca.

Para a trilhagem, pesamos 7 galinha num total de 1% de frangas, o ideal seria 3%, mas pela quantidade de 700 frangas que tinha no galpão de poedeiras não era ideal a quantidade de 3% e aproximadamente de 1%, calculamos assim:
·         2 galinhas peso 4,155 kg;
·         3 galinhas peso 6,180 kg;
·         2 galinhas peso 3,590 kg.
O correto seria pesar uma por uma para saber o real de peso médio que o restante teria de uniformidade.



AVICULTURA



            As frangas são da linhagem COB, e o fornecedor é a Globoaves, a data de chegada foi no dia 26/01/11 e o abate era pra ser no dia 11/03/11, mas não foi realizado por vários motivos. O primeiro que é uma escola que não funciona todos os dias, pois fica um período sem aulas, e no período sem aula, há plantão de alunos que fazem os cuidados de alimentar e abastecer os galpões.
            Para o galpão de frangas de corte chegaram 490 pintos no dia 26/01 do ano corrente, no dia 02/02 com sete dias morreram 8 pintinhos, neste período foram vacinados, já na segunda doze no dia 21/02, já com 21 dias foram vacinados com New Castle.
            O local onde estavam as frangas, não possuía um mínimo de higiene e cuidado, ou seja, a cama de aviário estava todo úmido, propenso a doenças, a mureta estava muito alta, acima de 80 cm, que o ideal seria de no máximo 60 cm, a vegetação em volta do galpão estava próximo demais, dificultando a circulação de ar na granja, os comedouros eram no sistema mecânico, os bebedouros estavam com a altura irregular, uns mais altos e outros mais baixos, sendo que o ideal é de 5 cm abaixo do dorso, na linha do papo. A temperatura estava em 28 graus, ou seja, muito quente. As frangas não se levantavam, e estavam com as asas abertas, sinais de calor excessivo.
            O silo tem a capacidade de 75 toneladas de ração.
           


MATADOURO



Podemos conhecer o antigo matadouro do Instituto e, assim, aprender como é feita o abate das frangas.
O sistema de abate é do tipo americana, que não visa o bem estar do animal. Onde o animal é colocado em um funil de cabeça para baixo, onde é cortado a cabeça onde sangra até morrer, depois são colocados numa caldeira com temperatura elevada onde fica por alguns segundos e depois são colocados na centrífuga para que as penas sejam tiradas por sistema de alta rotação. Em uma bandeja depois são colocados para retirar o restante das penas que ficaram na pele da ave.
As vísceras, as penas e o sangue são utilizados para fazer compostagem, ou seja, tudo tem utilidade, visando a economia e o bem com a natureza.



CONSIDERAÇÕES FINAIS



            Conforme o exposto, o Instituto Federal – Campus Colorado, no Município de Colorado do Oeste, é atualmente um referencial na aprendizagem tanto na prática como na teórica. O aluno deve se dedicar mais para sair no futuro um excelente técnico em agropecuária ou em outra profissão qualquer.
            A partir desta visita técnica, tivemos a oportunidade de conhecer como é processo de produção de poedeiras bem como alguns aspectos que nós técnicos podemos aprender e corrigir para que erros vistos não se repitam em nossa profissão.
           

 ANEXO



a)    Desenhe e faça o esquema de iluminação desse galpão;
Laf = comp. Galpão – 1    laf = 25.80 – 1 = 24.80   =  4.8 – 1 = 3.8
  2 x altura pé direito               2 x 2.70    =   5.40



     2.40m                                                                           25.80m



    Sala de ovos






                 15.60m2                                                             183.30m2 – 15.60m2 = 167.70m2

b)   Calcule a quantidade de lâmpadas necessárias em cada fileira;
Lag = 2 x laf    lag = 2 x 3.8   lag = 7.6     8 lâmpadas
8 lâmpadas em uma única fileira



c)    Calcule a quantidade e o tipo de lâmpada em todo o galpão;
Lug =167.70 x 20 = 3.354 = 3.354 lumens



d)   Calcule a quantidade de lumens por galpão, considerando 20 lumens por m2;
Lul = 3.354 = 419 lumens
             8


e)    Calcule a quantidade de lumens por lâmpada.
8  incandescentes        25 w
8 florescentes               15 w


               Tamanho do galpão = 167.70 m2
               Área total da gaiola  25 comp. 44 fundo 40 alt.= 44 cm3
Iluminação em lumens = 419 lumens
Área da sala de ovos = 2.40 x 6.50 = 15.60m2
% ocupada pelo galpão = 8.511%
Pé direito = 2.70



PISO –
AVALIAÇÃO ZOOTÉCNICA DESCRITA QUANTO A



a)    Instalações,     b)Animais,     c)Equipamentos,    d)Cama

Frangas = 700
Bebedouros = 9
Comedouros = 16
Ninhos = 38
Galinhas ninhos = 18,42 galinhas por ninho.



AVALIAÇÃO



a-    Instalações eram inadequadas, pouca luminosidade, mureta muito alta, pé direito muito baixo, sendo que o ideal é de pelo menos 3 m, lâmpadas insuficientes, mureta ideal de 60 cm.
b-    Animais estavam sofrendo de calor, por causa da ventilação que era inadequada, pois, tinha vegetação muito próxima dos galpões, não tinha um cuidado específico. Aves doentes estavam na mesma instalação das aves sadias, podendo haver contaminação e propagação de doenças. Frangas já botando, sem estar nas gaiolas e outras chocas, não havia controle sanitário, e a alimentação não seguia um controle correto, nem planilha de levantamento de rações possuía.
c-    Equipamentos antigos, uns funcionavam e outros não, faltava ventiladores, para melhorar a temperatura, uns bebedouros estavam em alturas desiguais, fazendo que a ave tenha dificuldade de beber, os comedouros estavam irregulares na altura, calha de alimentação estava alta demais, fazendo que as frangas machucassem o peito para se alimentar, uns niple estavam entupidos, fazendo que as frangas ficassem com sede, podendo ocorrer redução de produção de ovos.
d-    Cama estava sem revolvimento e abaixo de bebedouros e comedouros havia muita umidade e acumulo de alimentos, nas de abate, a umidade era visível, não havia revolvimento  da cama ou reposição de mais maravalhas.



UNIFORMIDADE



1 % das aves
-peso das aves = 13.925g o peso ideal na 20ª semana = 1.780g  13.925g : 7 = 1.989g
Li = 1.989 – 10%  = 1.790,10
Ls = 1.989 + 10% =  2.187,90
Uniformidade = frangas classificada x 100
                               Frangas pesadas

U = 7  x 100
        7
U = 1 x 100 = 100% excelente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário